SERVIÇOS PROFISSIONAIS EM AÇÃO

Postado em: 12 de Dezembro de 2018

Serviços Profissionais no Rotary Club tem o objetivo de estimular os padrões éticos na vida empresarial e profissional, reconhecer o mérito da ocupação, valorizar a profissão do rotariano ao servir à sociedade, aprender sobre as ocupações de seus companheiros para servir à comunidade, inspirar os outros a agirem eticamente e ajudar os jovens a alcançarem seus objetivos profissionais.

O Distrito 4640, sob a responsabilidade da Governadora Distrital 2018/2019, SÔNIA TAUBE LINERO, vem desenvolvendo um projeto através da Coordenadora Distrital CELEIDE PERES do Programa de Serviços Profissionais e rotariana do Rotary Club Cascavel União, na cidade de Cascavel.

Trata-se de orientar jovens estudantes do segundo grau a conhecerem pessoalmente a prática de profissões que desejam praticar no futuro.

Inicialmente a Coordenadora do Projeto selecionou 3 (três) colégios públicos de Cascavel e em entrevista e autorização da direção de cada colégio selecionou 10 (dez) estudantes de cada colégio. Totalizando 30 (trinta) estudantes. Participam o Colégio Estadual Júlia Wanderlei, Colégio Estadual Wilson Jofre e Colégio Estadual Marilis. Realizou-se uma entrevista com os estudantes que revelaram as intenções de cursar uma faculdade ou curso técnico para sua atividade profissional. E foram pontuadas diversas profissões, entre elas Medicina, Enfermagem, Veterinária, Direito, Engenharia, Psicologia e outras. Totalizando 22 profissões preferidas.

A Coordenadora entrou em contato com empresas públicas e privadas na cidade de Cascavel para solicitar o acolhimento destes estudantes como observadores das atividades profissionais desenvolvidas naquela empresa, por um dia. Entre as empresas que concordaram neste acolhimento tivemos a colaboração do Hospital Universitário de Cascavel, Unioeste, escritório de advocacia, clínica veterinária, escritório de design, escola de artes e outras empresas.

O projeto tem tido um excelente resultado observado pela manifestação de contentamento destes estudantes. As direções das escolas também tem manifestado grande satisfação de ter o Rotary como aliado propiciando essas oportunidades a seus estudantes.

O projeto está em andamento e será finalizado com uma entrevista com todos os estudantes participantes, com o objetivo de analisar as perspectivas obtidas e a importância que estes estudantes tiveram na realização do projeto.

Com o desenvolvimento deste projeto esperamos que os clubes do Distrito 4640 se sintam estimulados a desenvolver outros no Programa de Serviços Profissionais para que o Rotary seja reconhecido cada vez mais no auxílio á sociedade.

COORDENADORA
CELEIDE PINTO AGUIAR PERES